O que é a tabela FIPE?

Já notou como existe um preço médio para determinados veículos, dependendo da marca, do tipo de carro, do ano de lançamento, entre outros dados importantes. Bem, todas essas informações são estabelecidas pela tabela FIPE, um parâmetro importante para vendedores e compradores.

O que é a tabela FIPE?

Se você já visitou algumas concessionárias a fim de pesquisar o preço dos veículos, deve ter notado que de uma loja para outro o preço de um mesmo veículo pode ser bem diferente.

” 50% Dos Brasileiros Tem Direito a Isenção de Até 30% no Valor do Carro  “

Lei Pouco Conhecida Faz Erivelton Comprar Renegade por Valor de um Uno.

 

Então, não é difícil imagina que esta diferença de preço seja mais discrepante entre um estado e outro. Mas para o mercado e para as seguradoras, é necessário estabelecer uma média de preço pelos veículos.

E é exatamente ai que tabela FIPE vai entrar. A sigla é referente a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e nada mais é do que o registro dos preços médios para os veículos no país.

Os dados são calculados e divulgados periodicamente considerando a mudança do mercado e outros fatores. Essa média é muito importante para igualar os valores do seguro e dos preços de carros 2020.

” 50% Dos Brasileiros Tem Direito a Isenção de Até 30% no Valor do Carro  “

Lei Pouco Conhecida Faz Erivelton Comprar Renegade por Valor de um Uno.

 

Para que serve?

A tabela FIPE é, primeiramente, fundamental para quem trabalha com a venda e a compra de veículos. Assim como também é um instrumento utilizado pelas seguradoras para estabelecer o valor do seguro do automóvel.

Desta forma, o sistema garante que o valor médio do Corolla 2020por exemplo, seja estabelecido em todo o país mantendo o valor do seguro do veículo semelhante em todas as regiões.

Esse cálculo também é usado para estabelecer o valor que será cobrado pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com porcentagem diferente para cada estado do país.

Em que influencia no seguro do veículo?

Mas de forma  essa tabela passa a influenciar o seguro do seu veículo? Bem, este cálculo ser fundamental para definir o preço médio do seu carro ou da sua moto, sabendo quanto o seguro precisará desembolsar caso seja acionado.

Assim, a tabela FIPE é um instrumento utilizado pelas seguradoras para definir o valor do veículo assegurado. Como você conferiu acima, a tabela é atualizada constantemente e por isso, o valor final a ser recebido pelo seguro pode mudar bastante.

Isto porque a tabela considera a desvalorização do veículo toda vez que um modelo mais recente é lançado. Por essa razão, o proprietário pode acabar recebendo menos ou mais do que o acertado em contrato.

 

O que você achou? Deixe sua opinião