É necessário refazer o exame do Detran para renovar a CNH?

A Carteira de Habilitação Nacional é um documento que possibilita dirigir em situação regular nas ruas e avenidas. Mas o que nem todo mundo sabe, é que esse documento precisa ser renovado periodicamente.

Existem muitos rumores quanto a aquisição da CNH renovada. Afinal, precisa refazer o exame do Detran para consegui-la?

” 50% Dos Brasileiros Tem Direito a Isenção de Até 30% no Valor do Carro  “

Lei Pouco Conhecida Faz Erivelton Comprar Renegade por Valor de um Uno.

 

Para conquistar a sua CNH, o interessado precisa antes passar por um período na autoescola. Os valores referente as aulas saem do bolso do estudante.

Em determinado período do curso, quando já se tem avançado bastante em relação a parte teórica, os alunos ficam sujeitos a alguns exames importantes para a solicitação da sua carteira de motorista.

Os principais exames são dois: a prova do Detran e a avaliação prática com um agente responsável. Só obtendo sucesso nessas duas etapas, é que pode ser liberada a CNH para o aluno.

Por isso, muita gente acaba se perguntando se é necessário passar por todo esse processo novamente quando for requirir a renovação da carteira de motorista.

” 50% Dos Brasileiros Tem Direito a Isenção de Até 30% no Valor do Carro  “

Lei Pouco Conhecida Faz Erivelton Comprar Renegade por Valor de um Uno.

 

 

O Detran é o órgão responsável pelo funcionamento e manutenção de trânsito de cada estado. Por isso, existe um Detran referente ao funcionamento das leis para cada região do país.

Então será que é preciso passar pela prova em um estado e outro não?

Bem, o Detran ser de responsabilidade estadual pode ser diferente quanto algumas taxas e leis em vigor, mas a regra será a mesma em todo o país para a renovação da CNH.

Isto quer dizer que, quem for requirir a renovação da CNH através do Detran GO 2020, passará pelo mesmo processo de quem irá solicitar em outros estados.

E qual seria esse processo?

A grande dúvida é se será preciso se preparar novamente para as provas do Detran. Bem, só será exigido esse processo se você não tiver realizado o curso de direção, primeiros socorros, entre outros.

Nesse caso, o motorista deve agendar o atendimento e se preparar através do simulado Detran 2020.

A intenção de renovar este documento é garantir que o motorista que a tirou anos atrás ainda está capacitado para dirigir, sendo ciente das regras de trânsito e possuindo as mesmas habilidades.

Portanto, só tirar uma nova via da carteira não iria cumprir este propósito e os motoristas devem passar sim por uma avaliação junto ao Detran.

Essa avaliação será em relação a sua capacidade motora e cognitiva, por isso, é necessário ir até uma unidade credenciada do Detran para realizar o exame psicotécnico e o exame de aptidão física e mental.

 

O que você achou? Deixe sua opinião